07 - January - 2015

5º Relatório de Avaliação do IPCCC: reações e impressões

No dia 27 de setembro, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgou o sumário executivo de seu quinto relatório de avaliação

No dia 27 de setembro, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgou o sumário executivo de seu quinto relatório de avaliação, após um longo processo de negociação e revisão em encontro dos membros do Painel em Estocolmo.

Os relatórios do IPCC são a principal referência científica para os estudos sobre mudança do clima desde meados dos anos 1990. Este quinto relatório reforça cientificamente a relação entre a atividade humana e o aumento da temperatura global média, e aponta pesadas consequências caso a temperatura do planeta suba além dos 2ºC até o ano 2100. Acesse aqui a versão na íntegra e o Sumário Executivo para Formuladores de Políticas.

As organizações do Observatório do Clima têm refletido sobre pontos de destaque, projeções e tendências apontados pelo relatório do IPCC. Confira abaixo algumas opiniões e impressões de especialistas do OC sobre as conclusões apresentadas no sumário executivo deste relatório.

IPCC alerta que o mundo precisa agir (em breve)
27/9 – André Ferretti (Fundação O Boticário), coordenador geral do OC
Artigo publicado no portal Estadão
IPCC comprova que mudanças climáticas sem precedentes demandam ação imediata (em breve)
27/9 – WWF-Brasil
Artigo publicado no site do WWF-Brasil
Sumário executivo: destaques (em breve)
27/9 – Carlos Rittl (WWF-Brasil)
Post publicado no blog do Oc
Após medo nuclear, desafios continuam (em breve)
28/9 – Sergio Leitão (Greenpeace Brasil)
Artigo publicado no jornal O Estadão de São Paulo

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter