Comitê de Coordenação



André Ferretti

Coordenador geral | andref@grupoboticario.com.br
É formado em Engenharia Florestal e tem mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP, com foco de atuação em restauração ecológica, mudanças climáticas, serviços ambientais e estratégias de conservação da natureza. É gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e coordenador geral do Observatório do Clima, rede brasileira de ONGs e Movimentos Sociais sobre mudanças climáticas. Também é membro do conselho deliberativo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), conselheiro da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) do Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da FGV-EAESP, e membro da Comissão Técnica Permanente do Instituto LIFE.



Carlos Rittl

Secretário-executivo | carlosrittl@observatoriodoclima.eco.br
Formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP- FGV) e doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atua há 20 anos na área ambiental e, nos últimos 10 anos, dedica-se ao tema de mudanças climáticas, tendo liderado a Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil (2005 a 2007) e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil (2009 a 2013). Ao longo de sua carreira, vem trabalhado pelo avanço do debate e progresso das políticas públicas sobre florestas, mudanças do clima, energia e sustentabilidade no Brasil, engajando-se em processos como as negociações multilaterais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). Assumiu a Secretaria Executiva do OC em 2013.



André Nahur

WWF | andrenahur@wwf.org.br
É coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. Biólogo, mestre em conservação e gestão de biodiversidade pela Universidade de Barcelona, MBA em gestão de projetos e mestrando em gestão econômica do meio ambiente na UnB. Atuou no setor privado, no terceiro setor, na cooperação internacional e em instituições de pesquisa em temas relacionados a biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, energia e alternativas econômicas para conservação. Antes do Programa de Clima e Energia do WWF-Brasil, trabalhou em organizações como Ipam e GIZ, acompanhando a agenda nacional e internacional de mudanças climáticas e energia.


Brenda Brito

Imazon | brendabrito@imazon.org.br
Advogada, mestre e doutoranda em Ciência do Direito pela Universidade Stanford (EUA). É pesquisadora associada do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Sua experiência em pesquisa em 11 anos abrange três temas principais: aplicação de leis ambientais para a proteção da floresta Amazônica; aprimoramento da gestão fundiária na Amazônia; ações e mecanismos de redução de emissão de desmatamento, degradação florestal e o papel da conservação, manejo florestal e aumento de estoque de carbono florestal (REDD+). Já publicou mais de 40 obras entre artigos, livros e capítulos de livros sobre esses temas. Representa o Imazon no Observatório do Clima desde 2009.

[/10]