Comitê de Coordenação



André Ferretti

Coordenador geral | andref@grupoboticario.com.br
É formado em Engenharia Florestal e tem mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP, com foco de atuação em restauração ecológica, mudanças climáticas, serviços ambientais e estratégias de conservação da natureza. É gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e coordenador geral do Observatório do Clima, rede brasileira de ONGs e Movimentos Sociais sobre mudanças climáticas. Também é membro do conselho deliberativo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), conselheiro da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) do Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da FGV-EAESP, e membro da Comissão Técnica Permanente do Instituto LIFE..



Carlos Rittl

Secretário-executivo | carlosrittl@observatoriodoclima.eco.br
Formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP- FGV), e Mestre e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atua há 20 anos na área ambiental e, nos últimos 10 anos, dedica-se ao tema de mudanças climáticas, tendo liderado a Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil (2005 a 2007) e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil (2009 a 2013). Ao longo de sua carreira, vem trabalhado pelo avanço do debate e progresso das políticas públicas sobre florestas, mudanças do clima, energia e sustentabilidade no Brasil, engajando-se em processos de alta complexidade, como as negociações multilaterais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), que acompanha desde 2004, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), e diversos processos de formulação de políticas públicas sobre temas de sua especialidade. Assumiu a Secretaria Executiva do Observatório do Clima em 2013..



André Nahur

WWF | andrenahur@wwf.org.br
É coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. Biólogo, mestre em conservação e gestão de biodiversidade pela Universidade de Barcelona, MBA em gestão de projetos e mestrando em gestão econômica do meio ambiente na UnB. Atuou no setor privado, no terceiro setor, na cooperação internacional e em instituições de pesquisa em temas relacionados a biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, energia e alternativas econômicas para conservação. Antes do Programa de Clima e Energia do WWF-Brasil, trabalhou em organizações como Ipam e GIZ, acompanhando a agenda nacional e internacional de mudanças climáticas e energia..



André Zecchin

SPVS | azecchin@spvs.org.br
É biólogo formado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2006. Atua nas áreas de restauração ecológica, mudanças climáticas e estratégias para conservação em áreas rurais. Desde 2012 faz parte do corpo técnico da SPVS, onde atualmente é responsável por iniciativas de conservação da biodiversidade e adequação ambiental em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil. Em experiência anterior trabalhou em diferentes iniciativas de engajamento de voluntários, em projeto de pesquisa sobre o impacto das mudanças climáticas na dinâmica florestal na Mata Atlântica..



Andrea Azevedo

Ipam | andrea@ipam.org.br
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (2003) e doutora em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de análise de políticas públicas ambientais, com ênfase em políticas que controlam a utilização de recursos naturais na Amazônia brasileira. Trabalha no Ipam como Diretora de Políticas Públicas. Seus interesses principais são políticas públicas para conservação da natureza, agricultura de baixo carbono, políticas de mitigaçao e adaptação às mudanças climáticas, conflitos/diálogos entre o setor produtivo agropecuário e sociedade civil; desmatamento na Amazônia. Atualmente coordena o Observatório do Código Florestal..



Brenda Brito

Imazon | brendabrito@imazon.org.br
Advogada, mestre e doutoranda em Ciência do Direito pela Universidade Stanford (EUA). É pesquisadora associada do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Sua experiência em pesquisa em 11 anos abrange três temas principais: aplicação de leis ambientais para a proteção da floresta Amazônica; aprimoramento da gestão fundiária na Amazônia; ações e mecanismos de redução de emissão de desmatamento, degradação florestal e o papel da conservação, manejo florestal e aumento de estoque de carbono florestal (REDD+). Já publicou mais de 40 obras entre artigos, livros e capítulos de livros sobre esses temas. Representa o Imazon no Observatório do Clima desde 2009..


cvilardo

Cristiano Vilardo

Conservação Internacional Brasil | cvilardo@conservation.org
É diretor sênior de Política e Estratégia Institucional da Conservação Internacional Brasil. É graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ (2001) e mestre e doutorando em Planejamento Ambiental pela Coppe/UFRJ. Possui 12 anos de experiência na área governamental federal, onde atuou com diversos instrumentos de gestão ambiental pública, com destaque para o licenciamento ambiental. Na CI Brasil desde 2014, é responsável pelo alinhamento estratégico das diversas ações da organização no país e pela agenda de acompanhamento de políticas públicas, incluindo aquelas relacionadas às mudanças do clima.