07 - janeiro - 2015

Fórum Mundial Entrega Prêmio LIDE de Meio Ambiente 2014

Empresas são reconhecidas por suas iniciativas em prol da sustentabilidade durante noite de premiação em Foz do Iguaçu, no primeiro dia do evento

Empresas são reconhecidas por suas iniciativas em prol da sustentabilidade durante noite de premiação em Foz do Iguaçu, no primeiro dia do evento

Premiados – Foto Gustavo RampiniSão Paulo, 6 de junho de 2014 – O 5º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE Sustentabilidade, realizou na noite de ontem (5), a entrega do Prêmio LIDE de Meio Ambiente 2014. Foram premiadas as empresas brasileiras ou estrangeiras, atuantes em território nacional, que realizaram projetos ambientais no Brasil e demonstraram claramente uma cultura empresarial preocupada com a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do país, muito além do exigido pela legislação brasileira ou pelas convenções sociais. A premiação ocorreu no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, berço das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

Cerca de 350 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores, organizações socioambientais e jornalistas participam do Fórum, que tem como tema central “Sustentabilidade e Desenvolvimento: qual agenda possível?”, com o objetivo de trocarem experiências de gestão durante o evento.

Entre as categorias premiadas estavam: Ambiente Urbano, Biodiversidade, Economia Verde, Educação Ambiental, Gestão Pública Ambiental, Mídia Ambiental, Mudanças Climáticas, Oceanos, Propriedades Rurais Sustentáveis, Recursos Hídricos e Unidades de Conservação.

Para João Doria Jr., presidente do LIDE, parte da pauta brasileira para o futuro da sustentabilidade está sendo discutida durante o evento. “Há seis anos, quando criamos o LIDE Sustentabilidade, nosso objetivo era reunir o maior número de especialistas possíveis para discutir o tema desenvolvimento sustentável. Com o Fórum, realizado há cinco anos, essa ideia se concretizou e a premiação firma ainda mais esse compromisso que o LIDE tem”, comentou.

Também presente durante a premiação, Beto Richa, governador do Paraná, defendeu a importância de inserir o tema sustentabilidade na pauta. “Hoje, assuntos ligados ao meio ambiente não podem mais ser tratados como uma opção, mas sim como obrigação. Precisamos criar o hábito em prol do conceito de preservação do meio ambiente”, disse.

Ganhador da categoria Mudanças Climáticas, o coordenador do Observatório do Clima, André Rocha Ferreti comenta: “É motivo de grande satisfação para toda a rede do Observatório do Clima. É o reconhecimento de um trabalho que iniciamos em 2002, e que se fortaleceu em 2013 com novas parcerias e com o lançamento do SEEG, Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa”.

Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima, foi o representante da rede na entrega do prêmio. “As discussões durante o Fórum mostram a importância do tema de mudanças climáticas e indicam o tamanho do desafio. O Observatório é um interlocutor chave para promover o debate sobre este que é o maior desafio do século XXI, além de buscar as mudanças necessárias nos processos de tomada de decisão e em políticas públicas no Brasil”, disse.

Ao final do evento, Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro mundialmente reconhecido; Lélia Deluiz Wanick Salgado, cofundadora e presidente do Instituto Terra; e Niéde Guidon, arqueóloga brasileira, foram homenageados em suas defesas à sustentabilidade no País. Em nome dos três, Salgado agradeceu e reforçou a mensagem de preservação do meio ambiente. “Atrás de nós existe um planeta quase destruído. Nós precisamos fazer a nossa parte e preservar aquilo que ainda está intacto”, alertou o fotógrafo que já doou 125 mil euros, por meio de um leilão de uma câmera, e colaborou com a plantação de 50 mil árvores.

Confira os premiados do 5º Fórum Mundial de Meio Ambiente

1. AMBIENTE URBANO

Sérgio Besserman Vianna, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável Da Prefeitura Do RJ

2. BIODIVERSIDADE

Gustavo Martinelli, pesquisador

3. ECONOMIA VERDE

Mauro Euclydes Paschotto, diretor de Marketing da Química Amparo

4. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Andrea Margit, gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho

5. GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL

Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de justiça no Ministério Público do Estado de Minas Gerais

6. MÍDIA AMBIENTAL

Peter Milko, diretor geral do Horizonte Geográfico

7. MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima

8. OCEANOS

Carlos Alberto Pinto dos Santos, AMEX CANAVIEIRAS

9. PROPRIEDADES RURAIS SUSTENTÁVEIS

Pedro Paulo Diniz, Fazenda da Toca

10. RECURSOS HÍDRICOS

Francisco Lahós, secretário executivo do Consórcio Rios Piracicaba Capivari Jundiaí

11. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

André Ilha, diretor de Biodiversidade do INEA-RJ

 

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter