30 - outubro - 2019

Nota do Observatório do Clima sobre a COP25

Cancelamento era esperado diante de quadro social do Chile

Sebastián Piñera anuncia cancelamento da COP25 (Foto: Reprodução de TV)
Sebastián Piñera anuncia cancelamento da COP25 (Foto: Reprodução de TV)

A decisão do presidente Sebastián Piñera de cancelar a realização da COP25 em Santiago era esperada diante do quadro de convulsão social em que e encontra o Chile.
A Convenção do Clima das Nações Unidas (UNFCCC) existe para proteger direitos sociais difusos, para garantir a todas as pessoas um futuro mais digno e próspero e para assegurar que as populações mais pobres e vulneráveis do planeta não sejam deixadas para trás. É também a luta por direitos e por um futuro melhor que tem levado os chilenos às ruas nas últimas semanas.
O Observatório do Clima manifesta sua solidariedade ao povo chileno neste momento tão crítico de sua história e espera que o secretariado da UNFCCC encontre uma solução satisfatória para a realização da COP25.
Aos países-membros do Acordo de Paris vale lembrar que a ação climática urgente independe do calendário oficial das negociações. Todos precisam avançar no aumento da ambição de seus compromissos, em linha com o que recomenda a ciência, e aproveitar o provável interstício para amadurecer posições que possam levar a um rápido consenso quando da retomada dos trabalhos.

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter