23 - October - 2014

OC e FBOMS ainda aguardam resposta de Dilma Rousseff para carta sobre compromissos em Mudanças Climáticas

A campanha de Aécio Neves (PSDB) já respondeu à carta conjunta do OC e FBOMS e apresentou suas propostas para reforçar ação pública do próximo governo em mitigação, adaptação, financiamento climático e implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima

Bruno Toledo

Faltando apenas quatro dias para a votação do 2º turno das eleições presidenciais, o Observatório do Clima (OC) e o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) continuam aguardando a resposta da candidata Dilma Rousseff (PT) à carta encaminhada aos presidenciáveis cobrando compromissos do próximo governo com ações efetivas no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.

Enquanto 7º maior emissor de gases de efeito estufa (GEE) do planeta, o Brasil tem responsabilidades importantes na luta global para reduzir as emissões do planeta e conter o aumento da temperatura média mundial em 2ºC até 2100. Para tanto, o governo federal precisa elaborar e executar políticas públicas consistentes com a real responsabilidade nacional, além de assumir metas efetivas e viáveis de redução das suas próprias emissões. Além das responsabilidades, o país também está sendo bastante afetado pelas mudanças do clima, o que exige do próximo governo uma postura mais sensível e preparada para enfrentar esses desafios – o caso da estiagem que afeta o Sudeste neste ano é um caso simbólico da importância desse preparo para situações climáticas extremas.

Na carta, OC e FBOMS pedem aos presidenciáveis que expressem claramente sua visão, compromissos, objetivos e metas com relação a temas como mitigação (redução das emissões brasileiras de GEE), adaptação aos efeitos das alterações climáticas, financiamento de ações de mitigação e adaptação climática, e a implementação dos instrumentos já previstos em lei, através da Política Nacional de Mudança do Clima (lei 12.187/2009).

Na semana passada, a campanha de Aécio Neves (PSDB), através de seu coordenador de meio ambiente e sustentabilidade, Fabio Feldmann, respondeu à carta do OC e FBOMS, e elencou uma série de propostas que, segundo a campanha, estão de acordo com as linhas propostas pela carta. Clique aqui e leia a resposta do candidato Aécio Neves.

Na ocasião do recebimento da resposta de Aécio Neves, comunicamos novamente a campanha de Dilma Rousseff e reafirmamos nosso compromisso de publicar as respostas da candidata sobre os compromissos cobrados na carta. Mesmo com o curto espaço de tempo para a votação, continuamos aguardando essa resposta e nos comprometemos a publicá-la em nosso site.

Clique aqui e acesse a carta.

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter