24 - fevereiro - 2014

OC leva ao Itamaraty recomendações para negociações em clima

Documento traz reflexões, expectativas, demandas e recomendações ao Governo Brasileiro, no contexto das negociações internacionais da COP-20

Previamente ao encontro do Itamaraty – Ministério de Relações Exteriores com a sociedade civil, de 26 de fevereiro, em Brasília, o Observatório do Clima encaminhou aos organizadores um documento com reflexões, expectativas, demandas e recomendações ao Governo Brasileiro, no contexto da negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que realiza em dezembro sua 20a. Conferência das Partes (COP-20), no Peru.

O OC considera fundamental que o processo de negociação seja recolocado em um trilho seguro o mais breve possível, para que se viabilize um amplo e robusto acordo em 2015, que corresponda às demandas da ciência e à expectativa da sociedade mundial por decisões que assegurem nossa capacidade de evitar as mudanças climáticas perigosas. Para tanto, considera que todos os países devem contribuir de forma objetiva, proativa e equitativa para este acordo.

É nesse sentido que o documento expressa a visão do Observatório do Clima sobre o contexto atual do processo e expectativas sobre o desempenho do Brasil na negociação internacional, considerando, inclusive, a série de proposições apresentadas pelo Governo Brasileiro à Convenção no ano de 2013.

Transmitida online, a reunião do dia 26 tem gravação disponível no canal do MRE no YouTube. Para acessar o conteúdo do documeto encaminhado ao Itamaraty e apresentado brevemente por Carlos Rittl, secretário executivo do OC, durante a reunião, clique aqui.

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter