27 - setembro - 2017

Protesto na praia da Barra pede um futuro com energias renováveis

Manifestação organizada pela 350.org Brasil e COESUS, com apoio de Uma Gota no Oceano, contou com cruzes negras na areia e bandeiras gigantes com mensagens contra os combustíveis fósseis

Manifestação na praia da Barra pede fim da era fóssil e investimentos em energias renováveis: #LeilãoFóssilNão -
 Foto: 350Brasil / Juliana Colussi
Manifestação na praia da Barra pede fim da era fóssil e investimentos em energias renováveis: #LeilãoFóssilNão - Foto: 350Brasil / Juliana Colussi

DA 350.ORG

Na tarde da última terça-feira (26), ativistas mobilizados pela 350.org Brasil, pela COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, e pela organização Uma Gota no Oceano realizaram uma ação na praia da Barra, em frente ao hotel Windsor Barra, onde será realizado hoje, pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), a 14ª Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás no país.

Foram colocadas na areia 150 cruzes negras, simbolizando as pessoas impactadas pelos projetos com combustíveis fósseis em todo o mundo, e abertos banners gigantes com mensagens em defesa de um futuro sustentável, limpo e renovável. O ator Victor Fasano esteve presente, apoiando a campanha, que também conta com o apoio de personalidades nacionais e internacionais, como os atores Mark Ruffallo, Maggie Gyllenhaal e Peter Sarsgaard, o cineasta argentino Pino Solanas e o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.

Nesta quarta-feira (27), antes e durante o leilão, haverá nova manifestação. Cerca de 180 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, estarão presentes para mostrar que o povo brasileiro quer produção de energia renovável, que não envenene o ar ou a água, que não contribua para a crise climática global e que seja livre de corrupção política.

“Para o bem do clima no planeta, e de todos os seres vivos que nele habitam, é preciso deixar o petróleo e gás no subsolo. Só assim conseguiremos conter as mudanças climáticas e fazer a tão necessária transição para uma economia de baixo carbono”, frisou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina.

SERVIÇO

Dia 27/09

O que: Ação durante a 14ª Rodada de Licitações da ANP

Quando: Quarta-feira, 27 de Setembro, a partir das 9 horas

Onde: Hotel Windsor Barra – Av. Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter