07 - janeiro - 2015

Sobre a COP 19

A Polônia é novamente palco de mais uma rodada de negociações oficiais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

A Polônia é novamente palco de mais uma rodada de negociações oficiais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP 19, reunida em Varsóvia, será uma etapa importante para a discussão em torno do instrumento legal vinculante que deverá suceder o Protocolo de Quioto a partir de 2020.
Os debates na capital polonesa acontecem pouco mais de um mês depois do lançamento do sumário executivo do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), que reafirmou a responsabilidade humana sobre as alterações climáticas e apontou cenários climáticos ainda mais críticos para o futuro caso o aumento da temperatura global média passe dos 2ºC até 2100. Clique aqui e saiba mais.
Confira em nossa página especial, os principais destaques da COP 19, com notícias, artigos, vídeos e impressões das organizações do Observatório do Clima, direto de Varsóvia. Acompanhe também nossa cobertura especial no Twitter e no Facebook.
O OC traz ainda uma importante contribuição para as discussões sobre a posição brasileira em relaçâo às mudanças climáticas, dentro e fora da COP, Trata-se do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), lançado no início de novembro, trazendo referências para as emissões totais e setorias de GEE no Brasil – instrumento fundamental para a formulação de políticas públicas e planejamento de ações de mitigação públicas e privadas. Acesse aqui.

Comentários

O Clima da semana

Assine a nossa newsletter